Post em Destaque

vBSDCon 2013

A vBSDCon é um evento que está sendo promovido pela Verisign nos dias 25 à 27 de Outubro na Virginia – EUA. Vão haver mesas-redondas, sessões educativas, discussões sobre melhores práticas e oportunidades exclusivas de networking. À quem se destina esse evento: Desenvolvedores Engenheiros Administradores Inovadores A...

Leia mais...

Saiu do forno o iRedMail 0.8.0!

Postado por gondim | Categoria Dicas, FreeBSD, Software Livre | Dia 12-05-2012

Tags:, , , , , , ,

18

Para quem ainda não conhece o projeto iRedMail, ele é composto por um script que faz toda a instalação e configuração de um servidor de e-mail completo. Facilitando muito a vida de quem precisa de um servidor de e-mail estável e rápido. Conta ainda com o suporte excelente em seu fórum próprio. Sempre fui muito bem respondido por eles.

O iRedMail possui instalação para muitas plataformas e logicamente não poderia faltar para o FreeBSD. A versão recém lançada 0.8.0 conta com os seguintes softwares instalados além do postfix e outros como clamav, amavisd, policyd, dentre outros:

  • Roundcube -> 0.7.2
  • MySQL -> 5.5 (FreeBSD)
  • Dovecot -> 2.0 (FreeBSD)
  • iRedAdmin -> 0.1.7. agora com suporte ao PostgreSQL.
  • iRedAPD -> 1.3.7. agora com suporte ao PostgreSQL, e com um novo plugin “ldap_expired_password” para esquema OpenLDAP, serve para forçar um usuário de e-mail trocar a senha em 90 dias.

O iRedMail pode ser instalado em 3 esquemas diferentes, MySQL, OpenLDAP ou PostgreSQL que deverá ser escolhido na própria instalação.

A documentação para instalação pode ser encontrada aqui.

A documentação para quem já tem uma versão instalada e quer atualizar está aqui.

Para baixar a versão 0.8.0 aqui.

A documentação de instalação é muito simples e rápido de instalar. Todos os pacotes são baixados usando o ports, compilados e instalados.

Para quem tiver dúvidas se esse servidor realmente aguenta o tráfego, aqui está o link para os casos de sucesso deles.

Por enquanto é isso. Be happy!

Share Button

Comments (18)

Olá Gondim, tudo bem ?

Primeiramente parabenizá-lo.. Está muito bom o site..

Fui tentar instalar o iRedMail em um FreeBSD 9.0 e ficou parado em uma opção do Roundcube (“Unknown extension sqlite for PHP5”);

Eu percebi se tirar a opção SQLITE do Roundcube ele consegue baixar (via ports), mas o iRedMail usa um “sistema” diferente…

Você saberia dizer aonde eu posso setar dentro das confs do iRedMail para o Roundcube não marcar (é padrão) o SQLITE ?

Valeu…

Opa Wendell, obrigado aí pelo incentivo 🙂 seguinte se eu não estou enganado o php5-sqlite mudou de lugar no ports recentemente. Você instalou esse FreeBSD 9 do zero recentemente ou já tinha ele instalado e resolveu colocar o iRedmail agora? Se for uma instalação antiga pode ser isso. Eu tive problema até pra fazer a atualização. Aí fiz o seguinte usei o portmaster para substituir o que eu tinha para o port alterado. A versão é a mesma só que em lugar diferente. Ele pode ter parado ali tentando atualizar o php5-sqlite mas se ele estava instalado no diretório antigo aí vai dar problema mesmo. 🙂

Opa, obrigado pela resposta.. mas é uma instalação nova.. Como posso corrigir isso por aqui ?
Valeu cara..

Opa Wendell,

Parece que tem um problema mesmo lá. Já postei lá no forum deles e tem gente também com o mesmo problema. O Zhang que é o mantenedor do projeto vai olhar lá ainda hoje. Vamos dar uma aguardada.
Parece que tem à ver com a mudança que postei sobre o PHP 5.3 ter mudado de lugar no ports e também o php5-sqlite que agora é databases/php53-sqlite.

Valeu cara.. Fui eu quem postou no forum lá.. [perlporter].. Massa.. vamos aguardar…

Opa Wendell,

Zhang respondeu lá. Esse bug que ele colocou se deu exatamente pelo fato do pessoal do ports ter feito mudanças no php5-sqlite porque não tem esse cara no databases. Tem o php53-sqlite, mas é como ele disse desabilitar o sqlite não vai causar problema algum no recebimento e envio de mensagens. 🙂

Gondim,

Você chegou a instalar o iRedmail dentro de uma FreeBSD Jail ?

Ainda não mas acredito que funcione certinho. Mas tipo usa o iRedMail 0.8.1 porque o 0.8.0 estava com uns bugs na instalação no FreeBSD e pelo que testei o 0.8.1 instalou direito.

Grande abraço

Ai é que esta.. estou tentando instalar.. Mas não funciona direito.. Problema com mySQL…
Freebsd 8.x + ezjail… ;(

Estranho, pior que não tenho um ambiente com jail aqui pra testar isso. Eu testei em uma VM virtualbox rodando FreeBSD 9 e o iRedMail 0.8.1 porque o 0.8.0 realmente estava dando problema na instalação. Pega o erro que tá dando e dá uma procurada lá no forum deles que as vezes já tem até um fix pra isso. 🙂

Fala Gondim, blz ? Com uma vmware eu testei e funciona sossegado.. Estou fazendo testes por aqui.. já aviso.. !!

Tento enviar mensagens mas os destinatarios nao recebem, sabe me dizer onde corrijo isso?

Sem erros fica muito difícil lhe dizer. 🙂 procure nos logs: /var/log/maillog e /var/log/messages por algo que te diga o que pode estar errado. Caso não consiga entender o motivo do erro no log, poste ele lá no forum do iRedMail que eles respondem muito rápido e as vezes pode ser algo simples na configuração e que faltou.

Voce acha ele uma boa ferramenta pra email marketing ou servidor de SMTP? tem outro pra centOS?

me adicione no MSN please…

Opa Thiago, normalmente eu só adiciono no msn amigos e clientes, mesmo porque ficou muito pouco tempo online nesses aplicativos.
Você é de alguma lista de FreeBSD?

EU tenho arquivo eml (EMAIL) E QUERIA importar para o roundcube. A instalação foi feita em Mysql. Como importar os eml das mensagens que haviam num outro servidor de emails. ?

Write a comment

*