Post em Destaque

Saiu a edição de junho da BSD Magazine  com várias matérias interessantes como uma matéria sobre ZFS no FreeBSD, programação C, monitoramento… Vale lembrar que a BSD Magazine  é uma excelente revista digital com conteúdos de ótima qualidade, sem falar na qualidade visual. var hupso_services_t=new...

Leia mais...

Do CVS ao SVN – montando um mirror para source e ports do FreeBSD

Postado por gondim | Categoria FreeBSD | Dia 25-08-2012

3

Bem, está tendo uma grande discussão na lista freebsd-stable desde que saiu o FreeBSD 9.1 RC1 pois para quem quiser experimentar esse RC só tem 2 caminhos:

  1. Baixar a ISO do FreeBSD 9.1 RC1 aqui e instalar o sistema do zero.
  2. Atualizar uma instalação do FreeBSD 9 para essa RC e para fazer isso o velho csup do CVS não servirá mais e teremos que usar SVN.

A tendência é no futuro não usar mais o CVS para fontes e ports. Segundo a discussão na lista o FreeBSD 10 não usará mais o CVS e sim o subversion (SVN). O 9-STABLE ainda estará disponível através do CVS (csup que conhecemos), mas pelo visto esses RCs não entram na árvore CVS.

Para quem quiser experimentar o RC1 de uma instalação do FreeBSD 9 façamos o seguinte:

1º Salve o seu kernel se tiver algum customizado que fica em /sys/amd64/conf ou /sys/i386/conf, dependendo da sua arquitetura.

2º Vamos remover qualquer coisa que tenha no /usr/src/:

# rm -rf /usr/src/*

3º Vamos instalar o subversion que está no ports:

# cd /usr/ports/devel/subversion
# make install clean distclean

4º Vamos agora baixar nossos fontes usando a árvore do subversion:

# svn co svn://svn.freebsd.org/base/releng/9.1 /usr/src

5º Após terminar o svn você terá os fontes do 9.1 RC1 em /usr/src e poderá fazer a compilação e instalação do world e kernel como sempre fez.

6º Para atualizar seus fontes em svn:

# cd /usr/src
# svn update

Para aqueles que tem muitos servidores para atualizar e não querem gastar tempo e banda para isso, Jim Pingle fez um post em seu site sobre como criar um mirror svn para toda a sua rede e postou na lista freebsd-stable para quem quiser. Muito legal da parte dele e é assim que uma comunidade se ajuda. Parabéns pela sua iniciativa. O post dele pode ser lido aqui.

Um outro documento que é bom ler para entender mais sobre o subversion na comunidade FreeBSD é esse aqui.

Bem é isso e esperamos ter ajudado à todos que tinham dúvidas sobre essa mudança.  🙂

Share Button

Comments (3)

I’m incredibly surprised that I missed this great post on my initial visit. Congratulations on the post and perspective.

We appreciate the compliments and ask if possible that you can share with your contacts.

Thank you.

[…] uma versão STABLE como o 9.1-PRERELEASE e ainda não usou o svn, então pode dar uma olhada neste post para ver como instalar o svn. Não esqueça de salvar o seu kernel e qualquer outro arquivo […]

Write a comment

*