Post em Destaque

File System ZFS na Raiz com FreeBSD 9

ZFS é um Sistema de Arquivos brilhante! Extremamente seguro, rápido e com recursos que outros filesystems gostariam de ter. O ZFS vem no FreeBSD 9.0 com uma nova atualização e novos recursos. Infelizmente no instalador do FreeBSD 9.0 ainda não temos a opção de instalação do ZFS, todavia isso...

Leia mais...

FreeBSD no desktop. Por que não?

Postado por gondim | Categoria Dicas, FreeBSD, Tecnologia | Dia 18-05-2012

Tags:, , ,

2

Hoje venho falar de algo que não é novidade no mundo BSD mas aqui, para nós, não é tão utilizado quanto uma certa distribuição GNU/Linux. FreeBSD sempre foi um sistema voltado para servidores mas nada impedia que fosse instalado em desktops. Como sabemos existem muitos pacotes e configurações necessárias para que o sistema se torne mais amigável. Para esse propósito surgiu um projeto como o PC-BSD. O projeto tem o objetivo de ser usado no ambiente desktop tornando-o mais simples ao usuário. Se gostas de um desafio e conhecer novos ambientes por que não experimentar esse sistema? Um outro projeto destinado à desktops mas de uma forma mais Hacker, é o MidnightBSD. Não sou daqueles que afirmam que um sistema é melhor ou pior que o outro mas incentivo as pessoas à experimentarem e verem se gostam. Isso sim é liberdade, poder usar aquilo que gostamos. Se o que gostamos é pago ou free aí é outro problema. Mas liberdade, para mim, é ser livre para poder escolher. Ser obrigado à algo não é e nunca será sinônimo de liberdade.

Vamos à algumas características de cada Desktop:

PC-BSD: atualmente na versão 9.0, esse projeto é o mesmo FreeBSD e acompanha seu versionamento oficial. Possui todos os recursos existentes no FreeBSD mas também tem umas características únicas, como seu sistema de empacotamento próprio conhecido como PBI (Push Button Installer). Os arquivos .pbi, encontrados no repositório AppCafe™,  facilitam a instalação de novos pacotes e a atualização do sistema como um todo. Uma comparação seria a semelhança com o Central de Programas do Ubuntu Linux. Também pode ser instalado com KDE, Gnome e outros gerenciadores de janelas.

Umas imagens de desktops com PC-BSD:

MidnightBSD: atualmente na versão 0.3. O MidnightBSD tem uma característica bem diferenciada do PC-BSD pois este surgiu de um fork do FreeBSD 6.1 beta mas a versão atual foi baseada no FreeBSD 7.0. Este sistema possui também tecnologia proveniente do DragonFly, OpenBSD e NetBSD. A instalação não é amigável como a do PC-BSD. Eu vejo o MidnightBSD para um público desktop Hacker vamos dizer assim.  🙂

Eles criaram um sistema de gerenciamento de pacotes chamado mports com o intuito de facilitar a nossa vida e muito parecido em sua sintaxe com o apt-get do GNU/Debian. Exemplos: mport update, mport search <string>, mport info <pacote>, mport install <pacote> e outros mais.

 

 

 

 

 

 

 

Bem, agora é com vocês e boa diversão.

Share Button

Comments (2)

Para quem está começando e não quer se assustar eu recomendo o PC-BSD.

Prática instalação, recursos excelentes, como o PBI citado acima. Como não sou nenhum “hacker” fica meu voto para o PC-BSD.

What’s up, everything is going nicely here and ofcourse every one is sharing data,
that’s really excellent, keep up writing.

Take a look at my web blog Dota 2 items Hack

Write a comment

*